17.1.08

tipos

é comum designer gostar de tipografia (fontes, letras). ela é muito mais que um abecedário... ela tem vida, ela tem personalidade, ela fala. é. não tô doida não... é verdade, tem fonte que você às vezes não precisa "escrever" nada... ela fala por si só. exageros a parte... cada família criada tem uma forma diferente, uma curvinha, uma reta, uma inclinação, uma serifa... é uma obra de arte! ;o) quando vamos fazer qualquer trabalho, a escolha da fonte adequada é uma das etapas mais importantes! ainda não tenho certeza sobre as escolhas sempre, mas costumo acertar! não é apenas uma questão de gosto. é uma questão técnica. como designer, não vemos apenas um "a" na letra "a" de uma fonte... vemos a forma, a figura/fundo, as curvas etc. acho que esse olhar diferente inspirou esse meu trabalho experimental. foi uma brincadeira que gostei muito de fazer. usei as fontes não para escrever, mas para desenhar! ;o)



como, em princípio, fiz bonequinhos, com fontes que tivessem a ver, chamei esse trabalho de "tipos humanos", legal, né?! ;o) mas a viagem continuou... criei uma árvore, uma seta e até uma fleur de lis...! ela ainda não está perfeita... mas valeu a intenção! gostei de dar asas a minha imaginação e criar coisas não necessariamente úteis e funcionais, mas interessantes. e olhem que interessante: não é que acabou tendo utilidade?! a árvore desenhada com os asteríscos da fonte verdana virou um símbolo para um Boletim de Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil! Adorei ver minha "viagem" com uma função prática! ;o)

Nenhum comentário: